5) Velho do Saco
Se você é desobediente e sai de casa sem seus pais por perto, cuidado! O Velho do Saco irá capturá-lo e jogá-lo dentro de sua sacola cheia de outras crianças! Essa era mais uma das velhas histórias contadas por nossos pais na tentativa de tornar os filhos mais bonzinhos… A lenda original, surgida na Inglaterra, dizia que os pais amarravam fitas vermelhas nos pés da cama do filho mais levado. Assim, quando chegasse a noite, o Velho já saberia qual criança devia levar.
4) Loira do Banheiro
Quem nunca ouviu falar da famosa e sinistra Loira do Banheiro que atire a primeira pedra! A assustadora garota loira, toda ensanguentada e com algodão nas narinas, já há muito tempo vem assombrando os banheiros das escolas. Versões para a história não faltam: há quem diga que a Loira era uma menina que escorregou no piso molhado, bateu a cabeça e morreu; outros contam que a garota morta foi, na verdade, uma professora que era apaixonada por um aluno e acabou sendo assassinada pelo seu marido.
Se para a personagem já foram criadas tantas origens, nem se fala nos inúmeros rituais que o pessoal menciona para invocá-la. Dar descarga três vezes, chutar o vaso sanitário, pronunciar palavrões ou até mesmo chamar pela Loira em frente ao espelho, tudo vale para que ela apareça ao seu lado.
3) Brinquedos amaldiçoados
Histórias de brinquedos do mal sempre fizeram parte da nossa infância. Volta e meia aparecia algum boneco com fama suspeita. Hello Kitty que homenageava o demônio, bonecas da Xuxa que respiravam, boneco do Fofão com uma faca dentro e vários outros brinquedos já foram apontados como tendo por trás uma história macabra. Mas o horror até que tem fundamento… Quem é que não fica com medo quando encara aquelas carinhas de bebês das bonecas, com seus sorrisos forçados e olhos vidrados?
2) Palhaços
Não são somente crianças que sofrem com o medo desses personagens maquiados: jovens e adultos também têm uma grande aversão a essas figuras. Existe até a Coulrofobia, designação psiquiátrica para quem tem um receio excessivo de palhaços. Muito representados em programas infantis, eles logo passaram a fazer parte das telonas em grandes filmes de terror como It, Uma Obra-Prima do Medo e Palhaços Assassinos do Espaço Sideral.
1) Escuro
O maior medo de todos! Bruxas, espíritos, vampiros, o clássico Bicho-Papão e outros tantos têm sua morada na obscuridade. Esse horror que a maioria de nós tem das trevas pode estar associado ao fato de que a visão é um dos principais sentidos do corpo humano e que, quando estamos em lugares com pouca luminosidade, nos sentimos limitados, à mercê de armadilhas. Egípcios, maias e astecas, por exemplo, acreditavam que os deuses do Sol enfrentavam enormes batalhas durante a noite e vencê-las significava que o dia voltaria a nascer. Já perdê-las resultaria na escuridão eterna. Outras culturas acreditavam que os pesadelos eram causados por demônios, e dormir em completa escuridão facilitaria o trabalho dessas criaturas.
Fontes: Mundo estranho