sábado, 26 de maio de 2012

Aranhas mais estranhas do mundo

As aranhas são animais de oito patas que assombram a vida de muita gente. Aliás, a aracnofobia — medo irracional aos aracnídeos — é, provavelmente, o tipo de fobia de animais mais comum do mundo.
Entretanto, esses bichinhos também são extraordinários. As aranhas ocupam o sétimo lugar em número de variedade de espécies do mundo animal e, exceto pela Antártida, elas conseguiram se estabelecer em todos os continentes da Terra.
Apesar de produzirem veneno, apenas algumas espécies oferecem perigo para os humanos e, além de realizar estudos sobre suas incríveis teias , os cientistas agora estudam as aplicações das toxinas que elas produzem para serem utilizadas como medicamentos.
O pessoal do site Odd Stuff Magazine, para homenagear esses incríveis bichinhos de oito patas, decidiu criar uma pequena lista com algumas das espécies de aranha mais bizarras do mundo. Confira abaixo:

Theridion grallator

 
Também conhecida como “aranha-cara-feliz” — e não precisamos explicar o motivo —, ela não passa de 5 milímetros de comprimento e é nativa de diversas ilhas do Havaí. Aliás, por lá ela é conhecida como nananana makaki’i.

Myrmarachne plataleoides

 
Nativas da Índia, Sri Lanka, sudeste asiático e China, elas se parecem com formigas e não costumam atacar humanos.

Maratus volans

Esta belíssima aranha é também conhecida como “aranha pavão” e “aranha planadora”, pois se trata de uma espécie saltadora. Além disso, os machos possuem pequenas extensões no abdome cobertas de pelos que eles abrem durante o ritual de acasalamento, enquanto dançam para atrair as fêmeas.

Gasteracantha

 
Esta estranha aranha é nativa da Ásia, África e América. Elas podem chegar a 30 milímetros de diâmetro e apresentam proeminências parecidas com espinhos em seu abdome. Apesar da aparência assustadora, suas picadas geralmente não oferecem perigo aos humanos.

Bagheera kiplingi

 
Famosa por ser a única aranha herbívora do mundo, esta espécie saltadora é nativa da América Central e do México.

Arachnura

 
Estas pequenas aranhas tecem suas teias em espiral e são nativas da África, Austrália, Nova Zelândia, Melanésia e Madagascar. Elas se parecem com folhas mortas, e podem elevar seus corpos imitando escorpiões quando são perturbadas. Elas raramente atacam os humanos, e suas picadas não são perigosas, causando apenas inchaço local e um pouco de dor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário